Construindo um deck

Para você que começou a jogar Magic agora e não tem a menor idéia de como se faz um deck, ai vão algumas dicas para a construção de um.
Primeiramente, o que é um deck?Também chamado Grimório em Magic, um deck/Grimório nada mais é que o conjunto de cartas que você utilizará para jogar.  Claro que, para que o deck funcione, ele deve estar organizado e bem estruturado, para se dar bem em uma disputa. Algumas dicas para que você construa um bom deck:
  •  A estrutura básica de um deck é: Ele deve ter preferencialmente 60 cartas; Não podem haver mais de 4 cópias de cada carta, que não sejam terrenos básicos (Pântano, Ilha, Floresta, Planície e Montanha) no deck e aproximadamente 1/3 do deck deve ser composto por terrenos (cartas geradoras de mana). Assim, se você tem um deck de 60 cartas, mais ou menos 20 cartas deverão ser de terrenos.
  • Pense numa estratégia para seu deck ou seja como você irá vencer o jogo. O que você irá fazer para atrapalhar seu oponente e/ou evitar que ele lhe atrapalhe. São comuns os jogadores iniciantes construírem decks empestiados de criaturas, com algumas magias que auxiliem o dano delas e não pensarem nas diferentes reações que os oponentes podem ter, levando na maioria das vezes a derrota. Eis aqui algumas estratégias para lhe ajudar:
    - Descarte - A estratégia principal destes decks é não permitir que o oponente mantenha muitas cartas na mão (às vezes ele chega ficar rodadas e rodadas sem NENHUMA!!!). Essa é uma boa estratégia, pois com isso ele não tem uma variedade de mágicas e acaba travando...
    - Rápido: Estes decks são formados por criaturas pequenas e de baixo custo, ou seja, que possuem como custo de mana uma mana, duas ou três (normalmente, o máximo é três). A idéia é empestar a mesa com estas criaturas, fortalecendo seus poderes com alguns encantamentos e artefatos, para no final provocar um ataque maçante, sem que o oponente consiga ter bloqueadores.
    - Pesado: Este deck é composto por criaturas extremamente pesadas, ou seja, com um custo elevado (como seis manas, sete, oito...), e tem um poder altamente alto (6/6, 7/7, 11/11...). Entretanto, para que estas criaturas possam ser postas em jogo, existem também cartas auxiliares, que facilitam a entrada destas criaturas por uma quantidade de mana mínima, ou até de graça! Entretanto, devo alertar que normalmente estes tipos de decks são lentos para se desenvolverem no jogo.
    - Dano direto: Estes tipos de decks possuem normalmente cartas que causem Danos diretamente ao oponente ou às criaturas dele (como Raio, Choque, Erupção Violenta, Martelo Vulcânico...).
    - Controle: Tem como objetivo principal evitar que o oponente jogue qualquer coisa! Esses decks são empestados de mágicas de anulações, ou seja, mágicas que impedem que outras mágicas sejam lançadas.
    - Destruição de Terrenos: Tem como objetivo a destruição em massa dos terrenos geradores de mana do oponente, afinal, sem mana um deck não joga...
  • Pense nas cores que você irá usar no deck. No mundo do Magic existem cinco cores, mas isso não significa que você tem que usar todas, ou apenas uma. Um deck de várias cores requer vários tipos de geradores de mana diferentes. Quanto maior a variedade de cores no seu deck, maior a variedade de cores de mana você deverá possuir. Mas isto não quer dizer que um deck de cinco cores não funcione, pelo contrário, pode funcionar muito bem, basta saber construí-lo. Normalmente, usam-se duas cores, três no máximo dos máximos. Você pode, também, procurar escolher uma cor para defesa, e uma para o ataque. Por exemplo, você pode fazer um deck vermelho e azul, onde os danos diretos do lado vermelho são o ataque, e as anulações azuis a defesa. Para iniciantes e aconselhavel a não jogar com mais de 2 cores no deck. Artefatos também são bons em decks, e uma das vantagens deles é que eles não possuem cor, ou seja, pode-se usar mana de qualquer cor para usá-los.
  • Use por volta de 60 cartas. Se usar demais, as chances de vir aquela carta serão muito menores, obrigando-o a contar apenas com aquela sorte extra. Um deck com 60 cards é o ideal, pois assim você aumenta suas chances de comprar as cartas que precisa, podendo com isso diminuir ao máximo o fator Sorte.
  • Teste bem seu deck, ou seja, jogue muitas vezes com ele, pois assim, você pode desenvolver novas táticas com ele. Um deck deve estar preparado para qualquer tipo de situação. Não adianta jogar sempre com a mesma pessoa, pois senão vão ficar sempre os dois jogando as mesmas estratégias. Jogue com decks diferentes e com pessoas diferentes, para estar mais bem preparado para novas situações e novos jogadores.
  • Leia todas as cartas que seu deck possue, estude bastante a estrategia do deck,as fraquezas que ele possa ter e as vantagens que ele possa ter contra outros tipos de deck.Tenha certeza do que cada carta faz. Isso é útil para que você possa saber o que está acontecendo no jogo e não ficar perdido.Preste bastante atenção nas suas jogadas e na dos jogadores mas antigos(aprende-se muito olhando).
  • Lembre-se do ditado: O importante não é ganhar, mas competir. Não fique decepcionado caso o seu deck que durou mais de meses para ser formado perder várias vezes ou não ganhar nenhum jogo em um campeonato ou se você gatou mó grana no deck e ele perdeu pra um deck q não custa nen 100 conto.Conselho reveja seu deck, veja o que deu errado, o que pode ser melhorado, veja se as cartas estão realmente em harmonia. Mude sua estratégia se for necessário!
  • Cuide de suas cartas. Principalmente se você for participar de campeonatos. Cartas mal cuidadas se estragam facilmente, apresentando marcas, arranhões,amasados e etc use shield para protege-las pois cartas desse jeito são proibidas em campeonatos, pois são consideradas cartas marcadas, trate suas cartas como se fossem cartas de ouro. Mantenham-nas sempre novas.
  • Jogue sempre quando puder,procure ler baste as regras basicas do jogo e não tenha vergonha de perguntar a jogadores mas esperientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário